quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Paranaguá-PR X São Francisco do Sul-SC

Paranaguá-PR
São Francisco do Sul-SC





Não se trata de uma disputa, mas sim uma rasa comparação da atualidade com relação a duas cidades parecidas tanto em seus aspectos arquitetônicos, quanto na base de suas economias.

Os registros históricos apontam que a ocupação do litoral catarinense ocorreu logo na primeira década da descoberta do Brasil, sendo São Francisco do Sul a terceira cidade mais antiga de nosso território. Porém, seu nascimento como município é datado como sendo 15 de abril de 1847.

Já a costa paranaense começou a receber as novas vilas a partir de meados de 1500, sendo o território parnanguara o berço do povo do estado do Paraná. A data oficial da instituição de Paranaguá como cidade é de 29 de julho de 1648.

Se São Francisco do Sul foi descoberta primeiro, Paranaguá é mais antiga como unidade geográfica emancipada.

Mas as semelhanças ficam apenas nos aspectos geográficos e históricos.

Hoje, Paranaguá é o retrato do abandono provocado por sucessivas administrações desastrosas.

Sujeira urbana, transporte público precário, patrimônios históricos às moscas, concentração de desocupados nas ruas (muitos usuários de drogas) e cães abandonados, são alguns dos fatores que tiram o brilho e o encanto da cidade-mãe dos paranaenses e que é polo de nosso litoral.

Somando-se a isso, se o turista não dispuser de dinheiro em espécie em mãos, terá dificuldades em quitar seu consumo em bares, lanchonetes e restaurantes. A grande maioria dos estabelecimentos não aceita cartão de crédito, causando transtorno aos incautos forasteiros.

Mirem-se no exemplo da charmosa “São Chico”!

Apesar dos problemas comuns a todas as cidades, trata seus visitantes com simpatia e amabilidade, coisa comum ao povo catarinense.

Além do mais, fazem de tudo para atrair os turistas que aquecem o comércio local, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seus filhos.

Viva São Francisco do Sul!

Acorda Paranaguá!

Rogério Francisco Vieira
Biólogo e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário